Nos dias de hoje, a Informática é uma importante ferramenta de apoio à Educação. Professores devem ser capacitados para formar seus alunos em Informática para o mercado de trabalho, para automatizar o ensino e promover a alfabetização destes em Informática. No entanto, há pontos positivos e negativos quanto à formação de professores nesse ramo tecnológico.
A formação de professores em informática na educação vem ocorrendo, na maioria das vezes, através de cursos de capacitação de um número x de horas, que às vezes se desenvolvem na própria instituição de ensino, em universidades e centros de informática. Esses cursos são extremamente importantes e necessários para a implantação da informática na escola, mas nem sempre são suficientes em termos de propiciar mudanças reais no contexto da prática do professor. Por essa razão a formação do professor em informática na educação precisa ser vista além do espaço/tempo do curso, contemplando nesse processo a dimensão do contexto do dia a dia do professor. Nesse enfoque, essa preparação envolve muito mais do que aprender a lidar com as ferramentas computacionais. Também precisa aprender a recontextualizar o uso do computador, integrando-o às suas atividades pedagógicas. Isto significa que o processo de formação deve propiciar ao professor construir novos conhecimentos, relacionar diferentes conteúdos e reconstruir um novo referencial pedagógico.
No entanto, não é sempre que instituições, universidades e centros de informática formam professores para dar aulas de informática interligando com referências pedagógicas. Isso causa dificuldades para a formação destes que precisam, por muitas vezes, se deslocar para longe de seu local de trabalho e residência para sua formação em mais ou menos 2 meses de curso preparatório. Além das dificuldades operacionais que a remoção do professor da sala de aula causa, os cursos de formação realizados em locais distintos do dia-a-dia do professor, acarretam ainda outras. Primeiro, esses cursos são descontextualizados da realidade do professor. O conteúdo dos cursos de formação e as atividades desenvolvidas são propostas independentemente da situação física e pedagógica daquela em que o professor vive. Em segundo lugar, esses cursos não contribuem para a construção no local de trabalho do professor formando, de um ambiente, tanto físico quanto profissional, favorável à implantação das mudanças educacionais. Em geral, o professor, após terminar o curso de formação, volta para a sua prática pedagógica encontrando obstáculos imprevistos ou não considerados no âmbito idealista do curso de formação; quando não, um ambiente hostil à mudança. Para mais informações, clique aqui:
http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/library/valente.html
http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/library/valente.html
Olá Anna!!!amiga seu blog abre nossos olhos para a realidade que está bem a nossa frente...
ResponderExcluirValeu! Idelize.
Olá!!!
ResponderExcluirA realidade da educação precisa ser enfrentada com especialização e comprometimento e a informática está sendo um desafio que precisa ser ultrapassado para melhorar, dinamizar e atualizar a didática no processo de ensino-aprendizado.
Por isso concordo com seu texto, pois evidencia essa nova realidade mundial.
Bom dia Anna!! O professor tem o papel fundamental nesta nova forma de educação, através de sua capacitação e motivação poderá contribuir para o enriquecimento da utilização da informática na educação .
ResponderExcluirBeijos
Verdade Anna os professores devem se preparar mais para entrar em sala de aula .Tem que ter uma formação continuada não só nas disciplinas pedagógicas, mas tembém em educação digital para contribuir conscientemente na educação.
ResponderExcluirOlá, Anna! A capacitação dos professores faz-se necessária porque os alunos estão passando na frente com o uso do computador, pois na internet encontra-se resposta para tudo. Beijooos!!!
ResponderExcluirOlá Anna!! É mais que necessário termos professores capacitados para termos alunos aptos a fazer uso do computador, pois hoje em dia o seu uso é indispensavel e ferramenta fundamental no ensino.
ResponderExcluirBeijos!